quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NÃO!!! por Jordana Machado


Como popularmente é citado: "contra fatos,não existem argumentos".
Os desafios foram,e ainda são imensos.Isso não se questiona.
A educação (citando apenas este aspecto,dentre milhares de outros que,merecem igual observação e cuidado) na superação de tais barreiras,é crucial.
Como preparar os cidadãos pra enfrentar,melhorar e finalmente mudar,uma sociedade desigual,opressora,preconceituosa,com ricos cada vez mais ricos,com uma tradição competitiva desumana e um consumismo desenfreado?!?!?
CONSCIENTIZAÇÃO.
ALERTA.
LUTA.
UNIÃO.
Porém,somente um aglomerado de informações não basta,é preciso preparar pra pensar.
Com nosso adultos,reprogramar o que se diz concreto.
Com nossa juventude,direcionar o pensamento e o conhecimento que está nascendo.
A massa não é e nem deve ser feita só de jovens,e sim do povo.
Contudo,a juventude tem (e necessita de muito mais) o espírito da mudança encravado em sua alma.
E ergue muitas de suas bandeiras,no Movimento Estudantil.
Fazendo com que o questionamento sobre o papel do jovem/estudante sobre a sociedade e sobre a estrutura escolar/universitária em que ele faz parte,seja sempre contestado,discutido e colocado em pauta,promovendo exemplarmente uma forma do "verdadeiro exercício de democracia".Esforçando-se sempre para que sua representação político/estudantil seja mais do que promover festas,campeonatos e diversões(lembrando que tais coisas e outras mais,fazem sim,parte de qualquer unificação,obviamente não sendo o foco principal e de maior relevância).
Esse tipo de decepção atravessa o caminho.Já que muitos "companheiros" distorcem possíveis e cotidianas atividades,e acabam por não enxergarem a real proposta e suas devidas importâncias. Importâncias estas que,frequentemente são destacadas por aqueles que realmente acreditam e batalham por um novo Brasil.
Noto também os saturados e ultrapassados "pré-conceitos" sobre esse tipo de atuação.
Esses jovens estudantes são um bando de adolescentes,que procuram uma causa pra se revoltarem?!?
Não!
Eles são cidadãos politicamente e socialmente ativos.Que acreditam e lutam pra que essa nação corrompida,se transforme numa pátria igualitária.
Esses jovens estudantes são uns neuróticos que dormem com o Manifesto Comunista no lugar do travesseiro?!?
Não!
Eles relaxam! Quando devem relaxar.
Esses jovens "viajam",porque a Ditadura já acabou e eles querem desenterrar o "romantismo" e o "idealismo" dos jovens de 60 e 70?!?
Não!
Hoje a "Ditadura" é subliminar,encoberta,disfarçada,o que é pior.E o fato de se parecerem em muitos aspectos com as gerações passadas,não esconde e nem diminui a credibilidade da causa,de suas ações,de suas atitudes.
Cito aqui algumas palavras de Goeth,nos mostrando que há tempos,a insatisfação e o desejo de reforma desse sistema de ensino despreparado e desmotivado,habitam os bancos escolares.
Estudante (observando o recinto): “Para ser bem sincero almejo ir-me embora. Esses muros antigos, ambiente abafado, em nada isto me agrada, estou desanimado. O espaço é muito pouco, estreito, desencanta. Não se vê um jardim, não há nenhuma planta. Velhas colunas, bancos, completo desalento. Aqui se embota o ouvido, a vista e o pensamento.”
Em frente,andemos.
Sem parar.


"Se não nos deixam destruir esses muros, que pulemos eles!" (frase retirada da Internet)

Paz.

3 comentários:

  1. Que o Espirito do Movimento Estudantil..
    Nunca, NUNCA se perca.. pois, com mt luta ele foi, e é, construido cotidianamente..
    não podemos, nunca, deixar de valorizar todo o espaço que temos graças a todos aqueles que deram suas vidas para que pudessemos estar digitando textos hoje em dia!

    Força ESTUDANTES!

    ResponderExcluir
  2. "Se não nos deixam destruir esses muros, que pulemos eles!"

    ResponderExcluir
  3. heyyy anônimo!!
    boa essa frase,não é mesmo!?!?
    :)

    ResponderExcluir