terça-feira, 16 de dezembro de 2008

UMES Taboão Presente no 10º ENET e 11º CONEG da UBES!


A bancada da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Taboão da Serra, partiu de Taboão na segunda-feira, dia 8 de Dezembro, a bancada foi composta por 4 representantes da Direção Executiva da UMES, sendo 1 deles Delegado, e 2 estudantes secundaristas convidados da zona sul de São Paulo.

Taboão da Serra teve pela primeira vez sua cidade representada por uma organização estudantil num evento nacional, e de extrema importância para a educação do Brasil.

Sobre o ENET:

Estudantes de todo o País marcaram presença no auditório do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unifig), em Guarulhos, na tarde desta segunda-feira para debater os novos rumos do ensino tecnológico brasileiro.
Na mesa de debates o presidente da UBES, Ismael Cardoso, os diretores da entidade, Gregório Gold e Pedro Moura, o presidente da UPES,
Arthur Herculano, o representante da APEOESP, professor Douglas Izzo, Alexandre Vidor, da Secretaria de ensino tecnológico do Ministério da Educação e Victor Madeira do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro.
Os participantes ressaltaram o fato de o ensino profissional ter sido pensado, em sua concepção, para formar mão de obra para empresas. "Não queremos ser apertadores de parafuso. É preciso repensar o ensino tecnológico para que contemple nossa formação e sirva à soberania nacional", defendeu Gregório.
Alexandre Vidor, representante da Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico afirmou que o viés desta vertente da educação está mudando. "A visão é formar um profissional que não seja meramente executor. Queremos implementar no ensino profissional uma formação humana, preparar indivíduos para que sejam dirigentes, seres pensantes".
Arthur, presidente da UPES, reforçou a importância de o ENET acontecer em SP. "No Estado mais rico do Brasil, o maquinário das escolas técnicas data de 50 anos atrás. É bom que se construa aqui, a luta pela melhoria do ensino técnico para mostrar que nós estudantes não aceitamos a política de sucateamento da educação de Serra.
Douglas Izzo, da APEOESP reiterou. "A qualidade do ensino muito baixa. Pesquisas comprovam que o aluno entra na escola, mas não aprende. O que nos unifica hoje é a luta pelo ensino de qualidade para os filhos da classe trabalhadora. Essa luta é também por melhores condições para os trabalhadores da educação".
Victor Madeira foi enfático ao definir: "o ensino técnico dá a possibilidade dos filhos do proletariado terem uma profissão e se desenvolverem. Queremos que a juventude possa se especializar para poder servir a população brasileira" e completou: "Hoje, a educação está vinculada ao mercado. Queremos um Estado que priorize a formação e que dê oportunidade aos trabalhadores. Saúdo a iniciativa da UBES em protagonizar um debate para rediscutir o ensino profissional".
"Precisamos dar o devido grau de importância a esses estudantes que serão a força motriz deste País", resumiu o diretor da UBES, Pedro Moura. Amanhã, terça-feira (9) o ENET promoverá uma série de atividades que incluem os debates "A Implementação do Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia" e "Financiamento- Pré-sal" e grupos de discussão sobre acesso e permanência, Rede Estadual e Municipal de Educação Tecnológica, estágio e pesquisa e desenvolvimento científico.

O que pode ser ressaltado da semana, além do proveitoso debate sobre escolas técnicas, foi o rico debate do CONEG - Conselho Nacional de Entidades Gerais, a plenária final do CONEG da UBES, encerrado na tarde de sexta feira, trouxe modificações importantes para a forma de organização do movimento estudantil secundarista. Foram aprovadas alterações estatutárias que devem tornar a UBES ainda mais presente nas escolas e ampliar o número de estudantes envolvidos em seu congresso.

O movimento "Todo Mundo Pra Rua Aumentar o Som" - liderado pela UJS e proponente das modificações - e seus aliados foram os grandes vencedores do Conselho. Pela proposta aprovada,
as eleições de delegados para as etapas estaduais do congresso da UBES serão realizadas em urnas, através do voto direto do estudante, em cada escola. A etapa nacional crescerá, a partir da instituição de um número mínimo e um número máximo de delegados a serem eleitos. As mudanças também buscam trazer mais equilíbrio entre a população estudantil de cada e a organização do movimento naquele local. Para isso, a nova forma de eleição de delegados estabelece uma ponderação entre o número de matriculados em cada estado e o número de delegados que ele enviou ao congresso da UBES anterior. Para Ismael Cardoso, presidente da UBES, "as mudanças significam um salto de qualidade para o movimento estudantil secundarista, que terá um congresso maior, atingindo mais estudantes e retratando melhor a realidade do país, pois o novo critério leva em conta tanto o número de alunos quanto a organização e a força do movimento nos estados".



Educação, conjuntura e Jornada de lutas

Também foram vitoriosas as propostas do movimento "Todo Mundo Pra Rua Aumentar o Som" nos debates sobre conjuntura nacional e educação. Sobre a situação política, os debates apontaram para a necessidade de que o governo enfrente a crise econômica com ousadia, realizando mais investimentos sociais e em infra-estrutura, baixando os juros, fortalecendo o Estado nacional e combatendo a ganância dos especuladores através do controle de fluxo de capitais e diminuição do superávit primário.

O texto educacional chama atenção para a grande possibilidade de vitótia da UBES a partir da aprovação da reserva de vagas na Câmara Federal e aponta para a luta pela constituição de um Sistema Nacional de Educação e por mecanismos democráticos de acesso em substituição ao vestibular. "Queremos trazer à tona outro debate: a constituição de um Sistema Nacional de Educação, que englobe tanto o ensino público quanto o privado, que pense o sistema de ensino como algo integrado desde a educação básica até a superior, que articule as ações da União, estados e municípios e seja capaz de garantir os investimentos adequados para uma radical ampliação do acesso à educação pública e de qualidade", aponta a proposta.
O texto também convocou, para a semana que vai de 29 de março a 4 de abril de 2009, a já tradicional Jornada de Lutas do movimento estudantil, que deve ser feita em conjunto com a UNE, levando milhares de estudantes às ruas nos 27 estados do país.


Movimento unificado

Ainda foi aprovada, por aclamação de todos os delegados, uma moção contra a instituição das cotas de 40% para a venda de ingressos de meia-entrada para os estudantes. No entender do movimento estudantil, as cotas representam restrição a um direito adquirido.

O 10º ENET e o 11º CONEG da UBES, foi de grande importância para os membros da UMES, e será transmitido a todos aqueles que não conheçem o movimento, e que estão chegando agora.
A UMES Taboão, propôs apresentar para os estudantes tudo o que foi decidido no ENET e no CONEG, já que muitos estudantes não conseguiram comparecer aos eventos, assim como, divulgar para 2009, junto as bandeiras da UBES, as Novas Bandeiras de LUTA da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Taboão da Serra (UMES TABOÃO).

William Rodrigues
Presidente - UMES TABOÃO

3 comentários:

  1. Força TABOÃO!!! Vamos mostrar porque é que somos JOVENS!

    ResponderExcluir
  2. MuitoO 10 VeiOO ... Arrebentando Noo Blog, vamo Taboão Que o futuro nos pertencee !!!

    ResponderExcluir
  3. à respeito da greve feita na av. paulista semana passada.

    uma greve, é sempre uma greve senão for por muitos não será ouvida, um movimento não pode ser pequeno senão não haverá razão,
    a umes tem como fazer muito mais pelos estudantes do que esta fazendo,uma luta não é uma greve,uma greve faz parte de revolução, mas não é a revolução.
    vocês tem que se fazerem ser ouvidos, se for fazer greves, pensem que não basta alguns estudantes de uma só escola. tem que ser grande, tem que ser com alunos e escolas do brasil todo, tem que ter ideias claras, e decididas, tem que chamar atenção da mídia,assim poderá fazer a diferença e trazer grandes resulatados, como o fim do vestibular e a criação de novas universidades.
    pensem nisso.
    qualquer dúvida à respeito do que eu disse entre em contato comigo:laryssa_valasky@hotmail.com
    eu estou com vocês , podem contar comigo, mas para fazer uma revolução de verdade.

    ResponderExcluir