Depois veio a fase de cidade dormitório, onde Taboão recebeu grandes condomínios como o Serra Verde e o Vale dos Pinheiros que mudaram radicalmente a personalidade da população. Se antes todos se conheciam, no final da década de 1970 era impossível imaginar uma cidade como há 10 anos atrás. O progresso batia na porta da cidade.
Hoje, Taboão da Serra é um dos maiores pólos de serviço do Estado de São Paulo. Grandes magazines, hipermercados, lojas, restaurantes e lanchonetes se instalaram na cidade mudando mais uma vez a característica econômica do município. A indústria farmacêutica e moveleira continuam fortes até hoje.
O progresso mudou o curso de córregos, as várzeas foram totalmente invadidas por construções, praticamente todas as ruas foram asfaltadas e terrenos vazios são raridades. O antigo clima de interior mudou. A cidade que possuía oito mil habitantes em 1959 ganhou novos moradores e problemas. Hoje somos 230 mil pessoas vivendo em Taboão da Serra.
Apesar de todas as mudanças, rápidas como o tempo, a cidade tem uma história rica, cheia de causos, personagens e fatos que marcaram a vida das pessoas que se espremem nesses 20,5 quilômetros quadrados de terra. E aqui iremos contar todos os detalhes dessa jornada.
Clique nos links abaixo e conheça um pouco mais sobre a nossa curta, porém, bela história:
Galeria de fotos - Veja imagens antigas e históricas de Taboão da Serra
Personagens da nossa história - Saiba quem foram as pessoas que ajudaram a construir Taboão da Serra
A origem do nome - Você sabe porque nossa cidade foi batizada como Taboão da Serra? Clique e saiba tudo sobre essa história
Os símbolos municipais - Aprenda sobre a bandeira do município e o seu brasão
Taboão da Serra, do povoado a emancipação - Artigo sobre Taboão da Serra antes da emancipação onde o jornalista Mário Aparecido relembra dos emancipadores da nossa Cidade
Leia um pequeno resumo sobre a história de Taboão da Serra
Sobre a emancipação - O jornalista Mário Aparecido escreve sobre o processo de emancipação da nossa cidade e conta os motivos que levaram a escolha do dia 19 de fevereiro como data de aniversário da cidade.
Laurita Ortega Mari, a primeira mulher eleita prefeita depois da redemocratização do Brasil - Matéria histórica publicada no Jornal Diário de S. Paulo, em outubro de 1963, logo depois da eleição de Laurita para a prefeitura de Taboão da Serra.
A terceira legislatura de Taboão da Serra assumiu o seu mandato no dia primeiro de fevereiro de 1969, conforme o termo de posse descrito na primeira página do livro, inaugurado naquele ano, somente para esse fim.
Artigos
O fim de uma era: o sobrado de Dona Luzia está no chão
A transformação da Cidade e a Fotografia
Especial sobre os 46 anos de Taboão da Serra
William Rodrigues
Presidente - UMES TABOÃO
TABOÃO!!!
ResponderExcluirVAMOS FORTALECER ESSA JUVENTUDE QUE A MUITO TEMPO, NÃO SABE O QUE É PERGUNTAR:
" POR QUE "
;D
Concordo com o comentário anterior!
ResponderExcluirBlog com um vasto material reunido.
Servindo de janela pra que a juventude conheça um pouco mais da cidade em que vive,e também,as atuações dos estudantes por um meio educacional melhor.
Força!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde pessoal, vcs tem quem foi o primeiro colegiado da UMES de Taboão da Serra e quando ela foi fundada?
ResponderExcluir