terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A história de uma cidade chamada Taboão

Taboão da Serra foi emancipada apenas em 1959 e pelo pouco tempo de "vida" é considerada pelos historiadores uma cidade jovem, com uma história curta se comparada a São Paulo, por exemplo, que já passou dos 450 anos. Apesar dessa precocidade, o município cresceu assustadoramente nos últimos 15 anos e hoje está entre as 30 maiores cidades do Estado.
O município já passou por diversas fases econômicas que acabaram mudando sua própria população e sua vocação. Na época da emancipação, a cidade vivia basicamente da agricultura e das olarias. Taboão chegou a ser considerada a capital do tijolo, tantas eram as indústrias, na maioria familiares, que fabricavam o produto.

Depois veio a fase de cidade dormitório, onde Taboão recebeu grandes condomínios como o Serra Verde e o Vale dos Pinheiros que mudaram radicalmente a personalidade da população. Se antes todos se conheciam, no final da década de 1970 era impossível imaginar uma cidade como há 10 anos atrás. O progresso batia na porta da cidade.

Hoje, Taboão da Serra é um dos maiores pólos de serviço do Estado de São Paulo. Grandes magazines, hipermercados, lojas, restaurantes e lanchonetes se instalaram na cidade mudando mais uma vez a característica econômica do município. A indústria farmacêutica e moveleira continuam fortes até hoje.

O progresso mudou o curso de córregos, as várzeas foram totalmente invadidas por construções, praticamente todas as ruas foram asfaltadas e terrenos vazios são raridades. O antigo clima de interior mudou. A cidade que possuía oito mil habitantes em 1959 ganhou novos moradores e problemas. Hoje somos 230 mil pessoas vivendo em Taboão da Serra.

Apesar de todas as mudanças, rápidas como o tempo, a cidade tem uma história rica, cheia de causos, personagens e fatos que marcaram a vida das pessoas que se espremem nesses 20,5 quilômetros quadrados de terra. E aqui iremos contar todos os detalhes dessa jornada.


Clique nos links abaixo e conheça um pouco mais sobre a nossa curta, porém, bela história:

Galeria de fotos - Veja imagens antigas e históricas de Taboão da Serra

Personagens da nossa história - Saiba quem foram as pessoas que ajudaram a construir Taboão da Serra

A origem do nome - Você sabe porque nossa cidade foi batizada como Taboão da Serra? Clique e saiba tudo sobre essa história

Os símbolos municipais - Aprenda sobre a bandeira do município e o seu brasão

Taboão da Serra, do povoado a emancipação - Artigo sobre Taboão da Serra antes da emancipação onde o jornalista Mário Aparecido relembra dos emancipadores da nossa Cidade

Leia um pequeno resumo sobre a história de Taboão da Serra

Sobre a emancipação - O jornalista Mário Aparecido escreve sobre o processo de emancipação da nossa cidade e conta os motivos que levaram a escolha do dia 19 de fevereiro como data de aniversário da cidade.

Laurita Ortega Mari, a primeira mulher eleita prefeita depois da redemocratização do Brasil - Matéria histórica publicada no Jornal Diário de S. Paulo, em outubro de 1963, logo depois da eleição de Laurita para a prefeitura de Taboão da Serra.

A terceira legislatura de Taboão da Serra assumiu o seu mandato no dia primeiro de fevereiro de 1969, conforme o termo de posse descrito na primeira página do livro, inaugurado naquele ano, somente para esse fim.

Artigos

O fim de uma era: o sobrado de Dona Luzia está no chão

A transformação da Cidade e a Fotografia

Especial sobre os 46 anos de Taboão da Serra


William Rodrigues

Presidente - UMES TABOÃO

3 comentários:

  1. TABOÃO!!!

    VAMOS FORTALECER ESSA JUVENTUDE QUE A MUITO TEMPO, NÃO SABE O QUE É PERGUNTAR:

    " POR QUE "

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário anterior!
    Blog com um vasto material reunido.
    Servindo de janela pra que a juventude conheça um pouco mais da cidade em que vive,e também,as atuações dos estudantes por um meio educacional melhor.
    Força!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir