sábado, 18 de abril de 2009

UMES Taboão marca presença em passeata pelo fim do vestibular!


Na última quarta-feira (15), a UMES Taboão, as escolas Maria José Antunes Ferraz e Jornalista Wandyck de Freitas, junto com diversos estudantes do nosso município, participaram da passeata pelo fim do vestibular.
A manifestação foi organizada pela UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira do Estudantes Secundaristas) e UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e contou com suas respectivas lideranças presidenciais, Lúcía Stumpf, Ismael Cardozo e Arthur Herculano.

Segundo estimativa da organização, cerca de 5 mil estudantes fecharam duas das quatro faixas da Av. Paulista, participando do ato. Ato este que mostrou a cara da juventude. Uma juventude disposta, consciente, pacífica e animada.

Os estudantes e as entidades pedem o fim do vestibular, mais recursos para a educação e se posiciona contra a nomeação do novo Secretario de Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato Souza.

Nas últimas semanas, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a unificação dos vestibulares das Universidades Federais, a partir do novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Fato este que esquentou o debate educacional.
Entre outras, a extinção do vestibular é uma reivindicação antiga dos estudantes. Entende-se que este sistema de ingresso a Universidade, só faz aumentar o abismo existente entre o ensino privado e público. A vida escolar do aluno é colocada em jogo em um único dia, diante de uma prova mistificada, que leva em consideração um conteúdo decorado.
A proposta é que sejam aplicadas provas ao final de cada ano do Ensino Médio, com um método de avaliação mais voltado a interpretação do que ao acúmulo decorado de conteúdos, assim como no ENEM, uma avaliação que considere diversas habilidades do aluno, habilidades de análise, interpretação e afins.

Essa mudança daria ao aluno a chance de se aperfeiçoar e de se preparar ao longo do tempo, para a entrada no Ensino Superior. Com um Ensino Médio preparatório, de qualidade e que fosse levado em conta, o estudante não teria que ficar a margem de cursinhos pré-vestibulares que são acessíveis somente a quem tem recursos financeiros.
O novo ENEM, que já tem data pra ser aplicado, possui seus pontos positivos e corresponde ás lutas do movimento estudantil, porém, ainda não é a maneira ideal e a mais democrática.
O Projeto de Lei que destina 50% das vagas nas Universidades Públicas aos estudantes de escolas públicas, ainda não foi aprovado no Senado.
O formato do novo ENEM, continua sendo uma prova anual que avalia num dia só, toda uma vida acadêmica. Ele dá ao aluno 5 opções de cursos/federais,mas sem investimento em auxílio moradia,alimentação e transporte dos alunos de baixa renda, a mobilidade pelos estados ficará só no discurso.

E caso o Ensino Médio não receba a devida atenção e investimento do Estado, as escolas particulares e os cursinhos preparatórios prevalecerão mesmo com as novas medidas adotadas. Ou seja, quem tem mais dinheiro, continuará na vantagem.
O fim do vestibular e projetos como os que estão sendo colocados em prática, não podem ser realizados, se continuarem isolados de fortes e reais investimentos na educação igualitária. São necessárias políticas que corrijam as distorções sociais, que incluam a população de baixa renda, enfim, ações realmente transformadoras e com um maior e mais cuidadoso investimento do Estado na assistência estudantil.

Sobre o nomeado Secretario de Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato, ressaltamos que, de início, o Secretario anunciou que receberia uma comissão de liderança para debater as questões. No entanto, recusou-se ao debate e colocou assessores como seus interlocutores. Os estudantes guardam na lembrança sua atuação antidemocrática e privatista na Era FHC, e continuarão a se unir com a sociedade por um projeto realmente novo e justo para a educação.
A UMES Taboão saúda a todos que compareceram no ato, e convida os estudantes taboanenses a se juntarem a nós nessa luta que se fortifica cada vez mais.

Bem-Vindos a luta...


Bem-Vindos a UMES Taboão!


por Jordana Machado

8 comentários:

  1. FORÇA UMES!!![2]

    a UMESSSSSSSSSSSSSSSSSSS POHAAAAAAA

    AEW CHEGAMO QERENDU MTO HEINNNN.....

    ResponderExcluir
  2. - η є η o - UMES Taboão19/04/2009, 00:11

    É isso aeew.. a primeira de muitas!

    Agora é importante não se deixar levar por nenhum dos extremos, o de achar que fomos tão bem, a ponto de acreditar que a luta já está ganha e nem o de enxergar uma luta em vão com uma futura derrota, a ponto de desistirmos de continuar. Que o pensamento que esteja em nossas mentes, com relação a isso, seja únicamente o de confiança em nosso esforço satisfatório acompanhado de fé(independente de religiões) para que acima da auto-confiança esteja a certeza do poder que vai além de nossos horizontes, o poder do Soberano.

    E como ja foi dito muitas vezes: A luta está apenas começando!

    Força UMES ! [3]

    ResponderExcluir
  3. Salve galera que compareceu, e os que não puderam comparecer por motivos que sabemos quais são... Professores que evitam que os alunos tenham o sonho de lutas.
    Salve Maria José, Wandick, Inácio, Adenilson...
    A luta apenas está começandoO!

    Valeu PessoaL!

    ResponderExcluir
  4. Parabns Taboão, pela contrução d uma entidade que vm para a luta e não esta sozinha, nós, aki no sul, em São Bento do Sul estamos com vcs! mesmo com nossa entidade somente fundada neste sabado, Nacidos para a Luta! UMES do tamanho que merece!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro passo, ja foi dado agora é a hora de conquistas !!! FORÇA UMES
    "OUSADIA PARA JOVEM É ATITUDE "

    ResponderExcluir
  6. Marcos Cerqueira D.C UMES24/04/2009, 18:01

    Vamos UMES, lutar lutar e conquistar..!!
    (Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.)

    ResponderExcluir
  7. to cum vcs mlks sempre!

    ResponderExcluir